quarta-feira, 22 de abril de 2009

Antonio Carluccio

Aqui há uns meses (creio que foi em Fevereiro) fui assistir a um "talk" no Union Cambridge Centre. É um local mais parecido com um mini parlamento. E todas as semanas vem uma personalidade (famosa ou não, mas sempre com algum relevo) falar e normalmente debater um tema com um outro oponente também ilustre. No fim a plateia decide se vota Yay(sim) ou Nay(não). O salão é absolutamente fantástico. Com as cadeiras viradas para o centro da sala onde ocorre o debate. Tudo muito clássico. Eu sentei-me logo e aguardei ansiosamente pelo encontro.



Pessoas como o Príncipe Charles, o ex-Primeiro Ministro Tony Blair, actores, músicos e politicos já por lá passaram...

Por acaso fui convidado para ir ver um gajo chamado Antonio Carluccio. Este senhor é um cozinheiro de relevo para a malta cá do Reino Unido. Ele possui uma cadeia de restaurantes e lojas e já teve alguns programas de televisão. Ele vinha cá demonstrar como é fácil, barato e saudável cozinhar uma pequena e boa refeição em poucos minutos. Foi com deleite que o vi preparar um belo Gnocchi de batata.

Adquiri em Itália uma paixão pela cozinha italiana por várias razões. É fácil de fazer, os ingredientes são fáceis e baratos de adquirir e por muito mau que eu seja na cozinha, o resultado é sempre satisfatório. Além de se poderem inventar mais pratos do que com qualquer outra matéria prima.

Então este senhor deixa logo topar que é italiano de gema e que vem ali do sul de Itália. Pelo seu estilo e cabelinho nota-se que o catano tem ar de italiano. Quando se ouve a pronuncia, desfazem-se todas as dúvidas.
O giro é que Carluccio, para além de todo o dinheiro e império que tem por aqui, tentou suicidar-se em Setembro passado...Ninguém sabe porquê...
No entanto neste encontro ele cozinhou com alegria típica italiana, dizendo piadas e metendo-se com o público...No fim ele fez questão de tirar uma foto com o seu maior ídolo - eu!


até fechou os olhos e tudo com o nervosismo

Só uma nota de reparo:

Este senhor foi o professor de um gajo que por aqui em Inglaterra aparece na televisão a cada 3 segundos e foi o cozinheiro oficial do jantar da comitiva dos G20 que ocorreram aqui em Londres há coisa de duas semanas...

Esse gajo é o Jamie Oliver. E Carluccio foi o seu professor...



E por falar nele, eu pessoalmente acho-o um tipo baril. Lembro-me de tar a ver um programa acerca do restaurante dele em Londres em que ele tem uma série de alunos a competirem para serem Chefs de cozinha. Então neste episódio tava tudo em stress a preparar um jantar para receber o Presidente Bill Clinton (com a ementa já pré-definida com a comitiva de Clinton). O problema ocorreu quando Clinton decide alterar a ementa a poucas horas do jantar. Jamie fica danado e simplesmente baza do restaurante quando o Bill Clinton chega.
Muito Bom.

Seja como for, eu só vos quero deixar este fantástico curto vídeo do Jamie Oliver "iraniano". Está simplesmente fenomenal!! Não consigo parar de rir. É assim que eu cozinho, principalmente quando espeto o bife na panela faço também "paahh"...


0 Comentarios: