quarta-feira, 20 de maio de 2009

Maldições...



Enquanto esperava pelo desenrolar de um protocolo experimental, comecei a ler um artigo sobre as maldições nos filmes sendo que me saltou aos olhos uma directa evidência em todos os casos estudados.

Passo a simplificar com um exemplo que toda a gente conhece.

O maldição do Superman.

Reza a história que a maioria das pessoas que se envolve em projectos ligados a esta figura icónica, vê a sua vida mal parada ou com um destino fatal.
Senão, vejam os casos:

Siegel & Shuster

O escritor Jerry Siegel e o artista Joe Shuster criaram o Superman na década de 30 mas cedo tiveram problemas com os direitos de autor e entraram em disputa com a DC Comics que nunca lhes chegou a pagar o devido montante justo comparado com os milhões que a empresa fazia.

The Fleischer Brothers

Os irmãos Fleischer fundaram uma empresa que produziu o material original do Popeye, Betty Boop e os comics do Superman. Passado pouco tempo de teram levado o Superman para animação os irmãos entraram numa disputa um contra o outro levando a empresa à falência. Um dos irmãos acaba por morrer pobre num hospital.

Kirk Alyn

Este senhor interpretou o Superman numa série de baixo orçamento nos anos 40 mas nunca mais conseguiu encontrar após isso. Teve a doença de Alzheimer nos seus finais anos de vida.

George Reeves

George Reeves interpretou Superman em 1951 num filme de pouco sucesso. Uns dias antes do seu casamento, Reeves foi encontrado morto com um tiro de uma pistola que se encontrava ao seu lado.

John F Kennedy

O Staff do Presidente dos EUA aprovou uma história do Superman em que o herói aprecia as iniciativas de desporto e fitness implementadas por Kennedy. A história estava para ser publicada em Abril de 1964. A 22 de Novembro, Kennedy foi assassinado.

Christopher Reeve

O mais famoso caso de todos. O do homem que levou para a tela a verdadeira historia do Homem-de-Aço. Reeve entrou nos 4 filmes interpretando o Superman. No dia 27 de Maio de 1995, Reeves sofre um acidente de cavalo ficando paralizado do pescoço para baixo acabando por morrer 9 anos depois de falha cardíaca.
A sua mulher, que nunca tinha fumado na vida, acaba por morrer, com cancro nos pulmões, em 2006 aos 45 anos de idade deixando um filho orfão que acabaria por ser adoptado pelo actor Robin Williams, velho amigo da família.


Margot Kidder

Margot Kidder que interpretou Lois Lane nos 4 filmes acabaria por sofrer de doença bipolar intensa. Em Abril de 1996 desapareceu por diversos dias sendo descoberta dias depois pela polícia em estado de paranóia e alucinação.

Marlon Brando

Marlo Brando, esse grande mago do Cinema. Ele interpretou o Pai de Superman e teve várias tragédias na sua vida. Em Maio de 1990, o seu filho Christian dispara e mata Dag Drollet, 26, o amante da sua meia-irmã, Cheyenne Brando. Foi condenado a 10 anos de prisão morrendo 18 anos depois com 49 anos. A sua meia-irmã Cheyenne, em estado de depressão, suicida-se, enforcando-se. Tinha apenas 25 anos de idade. O próprio Marlo Brando teve sérios problemas no final da sua vida, morrendo de falha pulmonar devido a fibrosis pulmonar. Tinha também sofrido de câncro no fígado, várias falhas cardíacas, diabetes e cegueira parcial.

Lee Quigley

Quigley interpretou o bebé Kal-El no filme do Superman de 1978, morrendo em 1991 com 14 anos após ter inalado solventes.

Richard Pryor

O famoso comediante negro interpretou um semi-vilão no filme do Superman em 1983. Após 3 anos foi-lhe diagnosticado Esclerose Múltipla. Morreu de paragem cardíaca em 2005.

Mark Pillow

Interpretou o Homem-Nuclear no 4 filme do Superman. Nunca mais entrou em nenhum filme após isso.

Actores que interpretaram o Superboy

John Newton e Gerard Christopher,após terem interpretado o Superboy, nunca mais conseguiram arranjar papéis no cinema. O mesmo sucedeu com Stacy Haiduk que interpretou Lana Lang. O lutador de Wrestler profissional Lex Luger teve uma participação especial na série "New Superboy". Em 2007 sofreu um acidente que o paralizou do pescoço para baixo, sendo que agora apenas se encontra paralizado da cintura para baixo.

Lane Smith

Este interpretou o Chefe de Redacção nas séries do Superman chamadas Lois&Clark. Em Abril de 2005 foi-lhe diagnosticado a doença de Lou Gehrig (a mesma que tem Stephen Hawking). Morre passados apenas 2 meses...

Jeph Loeb

Loeb é o escritor de banda desenhada do Superman e da série televisiva Smallville. Sam Loeb perdeu o seu filho que morreu de câncro.

Em relação a estes casos todos eu só posso dizer que nós queremos ver mistério e intriga. Gostamos quando algo de sobrenatural se apodera de situações que à primeira vista nos parecem estranhos. Pessoas que morrem de câncro há milhares por ano. Quando vejo que há pessoas que estranham, p.e., que Kirk Allen teve doença de Alzheimer no final da sua vida eu respondo que é o que acontece com milhares de idosos neste mundo. Qual é a relevância com o filme ou com o que ele interpretou? É a mesma coisa que eu dizer: Apostar no Euromilhões causa câncro. Certamente posso ir buscar uma estatística que mostra algumas centenas de casos em que pessoas que apostaram no Euromilhões tiveram câncro ou alguém na família com câncro.

Outro filme aparentemente amaldiçoado e o Poltergeist onde a menina que entra no filme morre na vida real com 12 anos devido a uma infecção, a irmã no filme morre tambem nas mãos do namorado ciumento e o fantasma Kane do segundo filme morre na vida real com câncro no estomago.

Câncros há muitos (infelizmente), a causa número de morte em hospitais são devido a infecções e o 24 horas está cheio de casos em que namorados ciúmentos matam as suas namoradas.

Mas mesmo assim, se alguém vos convidasse para participar num filme do Superman, vocês aceitariam?

uhhhhhhhhhhh...


0 Comentarios: