terça-feira, 12 de maio de 2009

Menina da Ria



A minha cara amiga Marta enviou-me há uns dias atrás um email sobre uma nova música desse grande homem do Brasil - Caetano Veloso.

A música intitula-se "Menina da Ria" e fala exactamente dessa grande nação que é Aveiro!
A letra fala da Ria de Aveiro, fala nos ovos moles e fala de Aveiro.

Lembro-me uma vez que ele veio Aveiro (tipo coisa de um ano atrás) tocar na praça Marquês de Pombal e lembro-me de ver tugas a ir por trás do palco espreitar por entre as frinchas para ver o brasileiro a tocar. Tuga que é tuga, tem que fazer tudo para não pagar mas ver o artista na mesma. Nem que seja ir por trás e ver o cantor por trás...

Talvez nessa vinda a Aveiro ele se tenha inspirado com os ovos moles e tenha escrito esta canção. No entanto, se ouvirem com atenção a música, talvez suspeitaram que ele deve ter tido uma brutal caganeira com os ovos moles. É que a música não vale uma trampa...

Uma moça
De lá do outro lado da poça
Numa aparição transatlântica
Me encheu de elegante alegria
( Ai, Portugal, ovos moles, Aveiro )
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria

E uma preta
( Parece que eu estou na Bahia )
Tão Linda quanto ela, dizia
No seu português lusitano:
“Pode o Caetano tirar uma foto?”
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria

Arte Nova, um prédio art-nouveau numa margem
Em frente à marina-miragem:
Os barcos na Ria. E depois

Uma taça sobre o pubis glabro, um estudo
Nenhum descalabro se tudo
É sexo sem sexo em nós dois
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria


0 Comentarios: