segunda-feira, 29 de junho de 2009

3 estrelinhas com 5 estrelas

Já o disse aqui e até escrevi um post sobre isso e tudo.

Não sou crítico de coisa nenhuma e não aprecio muito os críticos. São inúteis que se alimentam da nossa sociedade de consumismo como uma sanita se alimenta da trampa que lá "depositamos" amigavelmente.

Mas gosto de escrever aqui, de vez em quando, umas opiniões acerca de algum filme que tenha visto porque gosto de ouvir amigos a recomendarem-me filmes.

Assim vou-vos dar o nome de três pequenos filmes que me parecem que passaram por baixo das luzes ofuscantes de outros grandes blockbusters. Isto é, parece-me que na altura em que estes filmes saíram, não tiveram sucesso porque o timming foi o errado.

O primeiro é um filme que saiu à pouco tempo mas acredito que poucos tenham o visto. Chama-se Defiance.



E Defiance, meus amigos, é um filme do catano.
Embora seja sobre judeus, é um filme do catano.

Antes de o ver sempre torci o nariz, porque acho que o Daniel Craig não tem perfil para nenhum papel excepto o de interpretar um trolha das obras. Quem tem cara de ucraniano tem que se sujeitar ao que há.

Defiance fala sobre um pequeno grupo de resistentes judeus lá para os lados da Bielorrússia que decidiram fazer frente aos nazis na 2a Guerra Mundial. O importante é que tudo é baseado em factos reais e como o filme indica, pouco publicitados.

Recomendo por que tem essa faceta do real, embora não sei se as coisas se passaram mesmo assim ou não. Mas têm aquela tensão de sobrevivência e de não querer ajoelhar-se.

Já dizia o nosso amigo Emiliano Zapata: "Mais vale morrer de pé do que viver ajoelhado"


O outro filme é "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy" em que o título em português
é "À boleia pela Galáxia".



Este filme foi sempre daqueles que a gente tem na nossa lista mental, tipo "Não Esquecer: para ver um dia mais tarde" mas que nunca acaba por ver. A única coisa que me levou a vê-lo foi uma notícia que estava a ler sobre o GOOGLE em que os criadores do motor de busca foram buscar ao livro algumas ideias para os seus produtos.

É um filme simplesmente fantástico que nos revela o sentido da vida.
Conta com a participação de nomes muito pesados como Helen Mirrer, John Malkovich, Stephen Fry, Bill Nighy e Alan Rickman.

É um filme que contém ideias fantásticas e pontos de vista nunca antes vistos. É daquelas coisas originais que é bom ver no meio de tanto remake e sequelas em Hollywood. Um filme que necessita de tolerância e muita boa disposição.

E por fim indico-vos outra grande originalidade que passou despercebida aos olhos de Hollywood. É o acontece quando não se têm carros andarem depressa e mamonas a saltar.



"Stranger than fiction" é um filme que mais uma vez nos dá uma história nunca antes concebida aos olhos do espectador. Conta com um Dustin Hoffman e uma Emma Thompson a darem as cartas da vida ao não-habitual-em-drama-mas-safando-se-bem Will Ferrell.

Recomendo estes filmes naqueles dias em que não têm nada para fazer.
Não têm que agradecer.

1 Comentarios:

Angel disse...

O 'Defiance' vi e achei-o mt bom! Os outros ficam na mh lista de filmes 'to watch when I have the time' :)