sábado, 6 de junho de 2009

Biologia em Aveiro...


É com um enorme orgulho que vejo nas páginas do Público e não só, uma notícia fantástica e com impacto nacional (e internacional) vinda da minha querida Universidade de Aveiro. E ainda mais, uma notícia que vem do meu Departamento de Biologia.

Catano!

Mas já não bastava o facto da notícia bombástica vir da minha Universidade e do MEU departamento, o homem por trás da notícia chama-se Manuel Santos e eu tive o prazer de trabalhar com ele num mini-estágio voluntário de 3 meses no Verão de 2006.

Ainda me lembro do laboratório, das pessoas, do enorme frigorífico onde cabem 5 pessoas, do aquário junto aos computadores.
Sobre o Professor Manuel Santos apenas posso dizer que me parece um tipo porreiro, mas como qualquer professor e líder de investigação tem que ter como requisito aquele pequeno pedacinho de "estranho" e "peculiar".

Neste momento tenho lá dois amigos. A grande Rita, ou melhor, Dr. Rita Bezerra e o Dr. João. A grande ritinha é uma pessoa 5 estrelas. Ou melhor, 6 estrelas! É daquelas pessoas que por muito que o tempo passe, havemos de nos encontrar mais cedo ou mais tarde para colocar as palavras em cima da mesa. Eu e ela ainda temos um desafio no ar. Creio que ainda nenhum de nós conseguiu resolver o raio do bicho. Mas Rita, a gente consegue!!!

A notícia em questão traz um título um pouco sensionalista no Público, mas a nível científico, a publicação na Nature (talvez a revista científica com maior impacto mundial) da descoberta arrasta consigo enormes implicações no mundo biológico. E sim, para aqueles que leram a notícia e estão a interrogar-se "porque raio é que fungos é coisa importante para o mundo" concerteza devem enfiar garfos nos olhos. Qualquer descoberta significativa em organismos "insignificantes" (como o leigo classifica) como fungos, moscas e outros micro-organismos fornecem sempre os primeiros passos para uma evolução no ramo da medicina que tem como principal alvo, o Homem.

Sem mais nada para acrescentar, deixo aqui os meus parabéns ao meu departamento de biologia, à minha Universidade e ao Prof. Manuel Santos. Também tenho que deixar um granda beijão à ritinha catano!! Biba à Rita!


1 Comentarios:

Rita disse...

OI oi JOÃO!!!!
Pois é...tou a ver que as notícias também chegam aí a Cambridge!!!

Isto aqui foi uma semana atarefada à conta desse paper...mas para ser justa isto é o trabalho de um consórcio enorme...!!!

Quanto ao nosso desafio...bem...só posso dizer que não está fácil!!!

Bjs bjs