sexta-feira, 26 de junho de 2009

In Memoriam


1958 - 2009

Morreu Michael Jackson.

Todos nós sabemos que ninguém é imortal mas nós pensamos sempre que os nossos ídolos irão viver para sempre. Hoje morreu o que foi o meu ídolo musical durante anos.

Diz-se que todos nós nos lembramos onde estávamos no dia em que o Homem andou na Lua, ou quando Elvis ou a Princesa Diana morreram. Eu posso dizer, no futuro, que estava em Cambridge a chegar a casa quando recebo uma mensagem da minha mãe.

"...a Estrela morreu..."

Perante o meu espanto e choque a notícia confirmou-se através da BBC.

Não vou escrever aqui os seus incríveis feitos. Deixo a História escrever as linhas certas. Ninguém pode negar que ele teve um impacto mundial durante mais de 40 anos. Em qualquer lado deste globo acredito que se podem contar pelos dedos de uma mão as pessoas que não conheçam o nome Michael Jackson.

Não haverá nenhum pop-star como ele. Ninguém irá conseguir ultrapassar o seu record de discos mais vendidos (mais de 250 milhões) nem ninguém conseguirá ultrapassar a sua imagem. Nos dias de hoje onde se sacam ilegalmente músicas da net e onde se assistem a shows através do YouTube, nunca mais nenhuma estrela musical conseguirá chegar ao Olimpo onde habitam deuses como Elvis, John Lennon, Frank Sinatra e agora Michael Jackson.

Muita gente gosta de gozar da imagem dele e fazem-se muitas piadas (eu incluído), mas a verdade é que ele influenciou a maior parte dos artistas pop de hoje em dia que todos nós gostamos e admiramos, seja em dança, seja na música, seja no espectáculo. Ele foi a fonte de inspiração a todos esses artistas hip-hop, pop, R&B, etc. Basta olharem para os vossos ídolos e reparem na influência que Jackson foi para eles.

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu e curtiu uma música do Michael Jackson. Ele é considerado um génio musical e o King of Pop por causa disso mesmo. Ele influenciou e entreteve gerações e milhões de pessoas. Os jovens do passado vêm agora os seus filhos (ou netos) a curtirem as músicas do Michael Jackson. Ninguém fica parado se uma música dele começa a tocar num club, discoteca ou concerto. É a magia que Jackson deixou neste mundo.

Sinto-me chocado mas não triste. Devo admitir que já não tinha aquela admiração que uma vez tive quando tinha 12 anos e o achava DEUS na Terra. Lembro-vos que durante 12 anos ele não actuou ou fez nada de relevante para o mundo, por isso a minha admiração foi morrendo durante os anos.

Ele voou alto e foi um quasi-Deus, mas acabou por morrer numa fase muito baixa.

Devo admitir que estou triste por não o poder ver ao vivo, principalmente agora que estava tão perto. A cerca de 20 dias de entrar no O2 Arena em Londres e ver o Michael Jackson actuar pela primeira vez em 25 anos, ele "decide" morrer. Sinto que estou a ser frio e incrivelmente egoísta mas qualquer um tem que reconhecer que é um azar do catano. Decidiu morrer agora. Teve 25 anos e 21 dias para morrer...mas pronto. Nunca o irei poder ver ao vivo, embora tenha dito já aqui que não esperava grande coisa do concerto visto o seu estado físico e mental. Sempre senti grandes dúvidas de ver o concerto acontecer. Embora sempre tenha pensado que ele ia cancelar ou adiar, nunca pensei em vê-lo a morrer.

Agora o meu lado negro de conspirações leva-me a dizer que é algo estranho e bizarro que a menos de 20 dias do seu primeiro concerto (13 Julho) que ele tenha morrido.
Suicídio? Outra coisa?
A autópsia irá revelar a verdade.

Desde ao momento que pisou o palco com 5 anos, passando pelo êxito estrondoso nos anos 60 com os Jackson 5, passando pelo êxito imortal e inigualável de Thriller e Bad nos anos 80, passando pelas transformações icónicas da face, passando pelas acusações de pedofilia até agora - o seu último suspiro, Michael Jackson foi e sempre será um deus músical e foi sempre o maior ídolo que alguma vez tive. Asseguro-vos que me irei lembrar para sempre onde estava hoje...

...porque hoje morreu Michael Jackson.

5 Comentarios:

Anónimo disse...

Quando vi a notícia lembrei-me logo de ti......porque tu gostávas bem dele.
Ainda me lembro bem, como tentávas imitá-lo nos seus belos passes de dança.E fazia-lo bastante bem....mas como dizes ......nada nem ningúém é imortal.
Paz à sua alma......





Pikaxouriços

johnnie walker disse...

eu ainda estou a pensar quem raio eh o pikaxouricos!

ahahahah

eu ainda ponho aqui um video com o meu moonwalk. depois bao ber o nascer de uma noba estrela!

Tiago disse...

Concordo com tudo o que disseste!

Só acho que te esqueceste de um dos deuses do Olimpo...

Farrokh Bulsara


Parece feio, mas sou sincero e a unica coisa "boa" que retiro da triste notícia da morte de um dos meus grandes ídolos musicais é que assim não vais conseguir ver algo que eu também gostaria de ir ver!

Abraço

Miguel disse...

Por acaso aconteceu-me o mesmo! Depois de ver a notícia, a reacção foi abrir os favoritos e o 'walking in cambridge' (olha bem o valor que estou a dar...estas nos favoritos) para ver qual a reacção do Joao Magico!

E eu a pensar que tinhas soltado uma bela lagrima. Homenagem homenagem era teres calçado umas luvas brancas e os sapatos de verniz! Mas ok, um video do teu moonwalk tambem deve servir!

Angel disse...

Também me lembrei de ti... q tinhas bilhete p o ver... e ñ pude deixar de fazer uma analogia com o Elvis, pois os meus pais iam vê-lo pela 1ª vez em 1977, no Outono, e ele morre em Agosto... A vida às xs tem destas ironias... Tão perto e ao mm tempo tão longe. Que o reconheçam como o Grande Artista que ele foi e sempre será! Ñ posso deixar de sentir alguma pena... por ele ñ ter conseguido lidar com a pressão da fama desde tenra idade, e por ter sido tão incompreendido por toda a gente e tão massacrado pelos media... Hoje foi um dia muito triste para mim - morreu um dos meus ídolos de há 25 anos p cá... Michael Jackson R.I.P