quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Emeritus Professor Peter Reichard



Peter Reichard é um senhor e foi meu professor. Aos 84 anos é Professor Emeritus no Instituto Karolinska na Suécia (o mesmo Instituto que atribui os prémios Nobel), embora esteja com a sua mulher, Vera Bianchi, na Universidade de Padova em Itália.

Nascido na Áustria viria a ser um dos mais importantes cientistas na área dos precursores dos ácidos núcleicos, aquelas pequenas moléculas que constituem o Ácido Deoxirribonucleico e o Ácido Ribonucleico: ADN e RNA para os amigos.

Tive a "honra" de ser o seu escravo no laboratório em Itália durante um ano. Com ele, cada palavra era como uma lição para aprender naquele momento. Era uma pessoa alta que se esgueirava por trás de nós (tipo a planar devagarinho) e perguntava sempre se já tínhamos resultados para lhe mostrar, como se estivesse a pressentir que já não tinha muito tempo nesta terra para ver algum progresso científico.

Para uma senhor que foi membro da Faculdade Nobel na Suécia e "was heavily involved in the Nobel Committee" que atribui os Nobel, é natural que cada momento com ele valessem 5 aulas teóricas de Biologia Molecular numa Universidade qualquer.

Prémios e Honras como a eleição para a Academia Nacional de Ciências, constam já no seu vasto currículo, mas certamente merecia mais um prémio pela paciência que teve comigo durante um ano em Itália...

Se forem ao site oficial do nosso grupo laboratorial, ainda podem ver lá foto que tirámos há quase 3 anos atrás. Foi numa manhã e ainda podem ver a minha cara de sono. O gajo à minha direita era o Dr. Luigi Leanza, colega na farra e no trabalho e o grande Peter Reichard está à esquerda.



PS: As 3 meninas da fila de baixo a contar da direita (a começar na menina com a camisola laranja) podem não estar lá muito bem na foto, mas acreditem na palavra de um pilantra e tuga como eu quando vos digo que eram as minhas meninas (e que boas meninas!) que pedia sempre conforto nas horas difíceis, tipo quando tinha maus resultados com as pipetas e tubos de ensaio e assim...

0 Comentarios: