sábado, 5 de setembro de 2009

Jools Holland



"Later with Jools Holland" é o típico programa que se fosse transmitido cá em Portugal seria obviamente na RTP 2. Como é no UK, é transmitido na BBC 2.

Este programa é uma referência cultural no UK e tudo o que é cantor e grupo que deseja ser reconhecido pelo seu lado mais sério e menos popular tem que passar obviamente pelas mãos do senhor Jools Holland. Ele é o tipo que decide o que é bom e o que não é bom. E pimba, não há mais conversa.

A carreira de Jools Holland começa cedo e aos 8 anos já conseguia tocar com mestria o que iria ser o seu melhor amigo durante o resto da sua vida - o piano. Começando a tocar em pubs nos recantos de Londres rapidamente passou para o estrelato mais culto e começou apresentar programas de culto musical como "The Tube" e conseguiu ainda fazer a proeza de conseguir uma entrevista com o Miles Davis em 1986. Em 1992 a BBC 2 convidou-o para apresentar um programa que iria desvendar ao mundo os novos talentos musicais. "Later with Jools Holland" é assim transmitido ininterruptamente durante mais de 27 anos estabelecendo-se já como o programa de culto musical.

Todos os nomes possíveis que possam imaginar já por lá passaram. Excepto Michael Jackson. Esse era assim um bocado para o mais recatado. Mas de resto, toda a cena musical foi por lá vivida através de nomes que hoje são gigantescos.

Jools Holland é aquele "cool street cat" que curte o que faz e demonstra-o através da energia e vivacidade com que apresenta o seu programa. Nomes portugueses como Sara Tavares (com muito estilo) e Mariza já por lá passaram e eu ainda vou mandar um mail para ele meter lá o Roberto Leal. Sim, porque o Roberto Leal também merece.

Agora reparem no vídeo da Mariza no programa. A música que ela lá foi cantar não é a que vão ver a seguir. O que vão ver faz parte do estilo "improvisar" e re-escrever em cima do joelho o seguimento do programa o que nos faz vibrar com algo que não estavamos à espera de ver. Neste caso, após a Mariza ter cantado o que tinha lá ido cantar, o Jools vira-se e diz que enquanto estava no camarote (antes do programa) a tocar no seu piano, que a Mariza foi lá bater à porta e perguntou-lhe se sabia tocar alguma coisa de Sinatra. Este foi o resultado que eles criaram assim de repente...Reparem nos Foo Fighters (convidados no programa) a vibrarem com o talento de ambos. Muito bom.



Eu ainda participei no sorteio de bilhetes para ir ver ao vivo este programa a Londres, mas não consegui. Mas garanto-vos que ainda vou um dia. Isto porque ele é mesmo um tipo cool. Recomendo a compra do CD "Jools Holland & Friends" que conta com vários talentos como Sting, George Harrison (Beatles), Norah Jones, David Gilmour (Pink Floyd), Bono (U2), Robert Plant (Led Zeppelin), Peter Grabiel e Eric Clapton.

Queria deixar-vos com estes dois desconhecidos talentos do México, mas Jay Kay (Jamiroquai) a curtir assim de repente, apenas de piano e de improviso, com Jools, representa muito melhor o estilo de pub e de boa música que "Later with Jools Holland" tem vindo oferecer. Um pouco ao estilo do que aconteceu com Mariza.


0 Comentarios: