terça-feira, 13 de outubro de 2009

Evolução Genial...



Este seria um rapaz qualquer como tantos outros.
Mas Oscar Wrigley não é um rapaz qualquer....

Oscar Wrigley já conseguia escolher a sua roupa - aos 4 meses. Para além disso aos 18 meses de idade já recitava todas as letras do alfabeto no banho.

Aos 2 anos Oscar consegue identificar todos os instrumentos tocados numa música clássica e ainda descrever o ciclo completo dos pinguins.

Eu acho que a maioria de nós, aos 2 anos, não consegue dizer o que é música clássica quanto mais identificar os instrumentos.

Excepto eu.
Aos dois anos eu já escrevia brutais equações de matemática nas portas das casas-de-banho públicas, já tocava violino com um piano e já contava até ao infinito....duas vezes seguidas.

Mas voltando a Oscar Wrigley. Este pequeno petiz fica para a História como uma das mais jovens pessoas a entrar para o restrito grupo Mensa, com 2 anos e 5 meses. Para quem não sabe, a Mensa não é o Club do Rato Mickey mas sim uma associação que só aceita pessoas sobredotadas, ou com um QI acima dos 148.

Só para vos dar uma imagem, uma pessoa comum, tipo vós (plebe), é de 100. O QI de Einstein e Stephen Hawking é de cerca de 160 - o resultado máximo para os testes de QI do grupo Mensa.

Este rapaz com 2 anos teve um QI ainda acima disso, batendo o topo do teste mas sendo necessários mais testes para apurar o resultado final.

O pai é um especialista em Informática e a mãe é dona de casa. O curioso é que o tio de Oscar, Jonathan Masters, era também uma criança prodígia que começou o seu curso de Computação na Universidade com apenas 13 anos. O que vem a confirmar a hereditariedade da inteligência. Ou pelo menos a verificar que a inteligência tem um fundo genético.

Ligações neuronais inter-específicas aliadas a constanstes variáveis orgânicas conseguem fazer com que um cérebro normal se torne numa máquina computacional incrível como o do jovem Oscar. A probabilidade de gerar uma criatura assim é extremamente baixa, sendo que estatisticamente, pessoas assim constituem 0,01% da população.

Esperemos que agora não escolha ser jogador de futebol ou soldador...

Mas a Evolução tem destas coisas. A Humanidade deu passos gigantescos com o aparecimento de génios raros como este. Mas são com génios destes que conseguimos estar onde estamos. São com visionários que conseguem escalar até aos ombros dos Deuses e ver mais além. São mentes brilhantes que estão uma infinidade de patamares acima do comum mortal. São devido a eles que por vezes conseguimos dar aquele salto incrível, como:

Galileu e o Universo
Newton e a Gravidade
Edison e a lâmpada
Alexander Bell e o seu telefone
Einstein e a sua revolução na Física
Tim Berners-Lee e a Internet

...e como Leonardo da Vinci e o seu génio incomparável e único nos mais de 30 mil anos de História da Humanidade.

Oscar Wrigley podia ser há 30 mil anos a criatura humana que descobriu o fogo ou a roda...

Agora vejam isto.
Cerca de 25 mil crianças morrem todos os dias. São cerca de 17 crianças por minuto. Os assassinos silenciosos são a pobreza, fome e a doença. Imaginem quantos "Oscar Wrigley" não morrem por dia...

0 Comentarios: