domingo, 11 de outubro de 2009

O Nobel da Politica...


NOBEL PAZ

+

POLITICA

||




Já há muito que suspeitava que não eram só os Oscars a serem os únicos prémios a terem influência lobbista/politica. Nomes como Henry Kissinger ("jogador" fulcral na Guerra do Vietnam), Mikhail Gorbachev (ganhou o nobel em 1990 - um ano após a queda do muro de Berlim) e Kofi Annan são nomes que levantam suspeitas. Não digo que não fizeram coisas boas e que trouxeram um pouco de paz e estabilidade.

Apenas sou da opinião que líderes como Gorbachev, Obama ou Kofi Annan deviam de ter essa responsabilidade. A PAZ deveria de ser uma obrigação e nunca consequência para líderes. Porque são esses que a conseguem mais facilmente.

Agora admiro aqueles que com palavras ou gestos simbólicos, como a imolação silenciosa de Thich Quang Duc, conseguem transmitir uma mensagem de luta de direitos. Esses sim, sofrem na pele o esforço para se criar um mundo um pouco melhor. Sofrem para defenderem os seus direitos e acima de tudo os direitos dos outros...

O Obama apenas tem que assinar com uma caneta azul um tratado qualquer. E lembrem-se que tudo na politica é regido por interesses económicos, por isso antes de se salvarem os pobrezinhos e os esfomeados, tem que haver algo por trás que traga interesse. Obama é melhor que o Bush mas não é um homem de Tiananmen. Esse enfrentou uma legião de tanques militares à sua frente e ninguém sabe o seu nome...

5 Comentarios:

Anónimo disse...

A entrega do Nobel da Paz premeia a esperança que representa e a atitude de diálogo e abertura que Barack troxe à política internacional.
Na verdade o seu antecessor-Bush- foi o ódio de estimação dos latino-americanos,com destaque para Cháves e Fidel.Obama amaciou o primeiro,e forçou o segundo a dar-lhe o benefício da duvida.
È evidente que a atribuição do Nobel da Paz,a Obama surprendeu quase todos.As suas timidas diligências pela paz e desnuclerização ainda não deram resultados e a determinaçao de enviar mais tropas para o Afeganistão permanece.Assim a entrega do galardão só pela esperança que trouxe ao Mundo parece pouco.......
Aguardemos..........




Pikaxouriços.

Anónimo disse...

Alfred Nobel queria que o prémio da PAZ fosse dado" à pessoa que tenha feito mais pela Fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos e pela promoção de encontros de PAZ".
1901- primeiro ano em que foi entregue o Nobel da Paz. Os vencedores foram Fréderic Passy e Jean-Henry Dunant.
Até hoje, noventa e seis (96)é o número de pessoas já destinguidas com o Nobel da Paz.
Além disso, foram ainda atribuidos 20 Nobel a organizações e por 19 vezes (nomeadamente entre 1939 e 43) o premio não foi outorgado.





Pikaxouriços.

Anónimo disse...

A propósito de Nobeis.....

Diz o Sívio para o Barack...
-Parabéns ó bronzeado, la ganhaste o Nobel da Paz.E quando houver um Nobel da corrupção estou cá eu para o ganhar-.





Xiquinho o patarata.

Anónimo disse...

NO MEIO DE TUDO ISTO É DE LOUVAR A ATITUDE DO SR.OBAMA EM DOAR O PRÉMIO DE 1MILHAO DE EUROS A INSTITUIÇÓES DE CARIDADE.
Outra coisa não seria de esperar.......





Pikaxouriços.

Anónimo disse...

Prémios Nobel???
Tretas...os únicos que são respeitáveis e ninguém comenta são os cíentíficos onde a ideologia não "entra".
O que fez o sr,Barack na sua curta e inócua carreira para vencer semelhante galardão????.
Quase nada... è ver que do Iraque a Guantanamo(que continua a laborar)passando pela Coreia do Norte,Irão(que continua a desafiar todos com a sua bomba),sem esquecer o Afeganistão(onde se prepara para enviar mais tropas), e Israel ..tudo como dantes......ou seja pouco ou nada feito!!





Zézémamoilas.