sábado, 5 de dezembro de 2009

Resolução Enigma Tete...

Então vamos lá começar com a resolução do enigma da Tete.

Eu iria começar por dizer que bastava cada um olhar para a superfície reflectora de um liquido, como a água...Mas assumindo que nada reflectia nada naquele Mosteiro, a resolução do enigma baseia-se na observação do comportamento das outras pessoas.

Vamos por partes:

Assumindo que APENAS 1 pessoa tem a pinta na testa, então ele repara que mais ninguém tem a pinta e sai do mosteiro no dia seguinte (Segunda-Feira). No entanto, o enigma diz que todos os monges doentes com a pinta saíram na Terça-Feira.

Assumindo agora que 2 pessoas têm a pinta, então ocorre o seguinte:

1. Uma pessoa (a outra) tem uma pinta;
2. O próprio monge que observa pode ou não ter uma pinta;
3. Mais ninguém tem pinta;

Com isto cada um pode pensar: Se eu NÃO tenho a pinta, então a outra pessoa irá sair do mosteiro amanhã (Segunda-Feira). Se no dia seguinte cada um observa que ninguém saiu, então significa que eles próprios TÊM A PINTA. Então eles saem ambos na Terça-Feira. No entanto, se mais ninguém tivesse saído na terça-feira, então era porque havia uma terceira pessoa com a pinta. E por aí adiante...

Matematicamente seria assim: X Dias = X monges com pintas

Então se todos os monges com pintas saíram na terça-feira (após o jantar de domingo), significa que foram 2 dias depois o que significa que 2 monges tinham pintas.

Estou correcto Tete?

2 Comentarios:

Tete disse...

Quase, quase correcto. :) O teu raciocínio está certo, mas como cometes um erro logo no início, acabas com o resultado errado.:)

Tu dizes que "Assumindo que apenas 1 pessoa tem a pinta na testa, então ele repara que mais ninguém tem a pinta e sai do mosteiro no dia seguinte (segunda-feira)...".

Ora, se esse monge se apercebe que é ele tem a pinta, ele sai logo nesse dia, domingo, a seguir ao jantar (ou na segunda, durante o dia. Vai dar ao mesmo).

Se houver duas pessoas com pinta (tu e outra), tu pensas que a outra pessoa vai fazer o raciocínio anterior, perceber que é a única e sair (nesse domingo à noite). Quando a vês no jantar de segunda-feira, percebes que ela tb viu alguém com uma pinta (que só podes ser tu). Saem então os dois na 2ªf após o jantar.

Se forem 3 pessoas (tu e outras duas), tu pensas que elas sairão após o jantar de segunda, mas quando as vês durante o jantar de terça-feira, percebes que elas estão a ver mais alguém com pinta (que só podes ser tu). E por isso saem os três após o jantar de terça-feira. =)

Matematicamente seria assim: X Dias = X+1 monges com pintas (porque no dia zero, domingo, sairia UM monge, caso fosse o único doente).

Deu para entender?

De qualquer forma, Parabéns Johnnie. =) Espero pelo próximo enigma. :)

johnnie walker disse...

catano...

Eu sabia que tava a ser muito simples a relação matemática de 1:1

Bom..ao menos tentei e estive lá quase.

No entanto, aplaudo o enigma. Foi realmente do catano...

O próximo está para breve...