domingo, 17 de janeiro de 2010

Enigma 6



Este enigma é um pouco diferente e pensei nele ontem, enquanto estava no duche.
Coisas boas aparecem sempre que me lavo, o que é uma raridade.

Então isto pode parecer simples, mas pensem bem e vão ver que é muuuuito simples mesmo.

Ainda antes de descrever o enigma, só queria falar um pouco de Testes de Paternidade baseado no ADN.

Um teste de ADN nunca é usado para ver quem é o pai, mas sim para ver quem NÃO é o pai. Isto porque se temos 10 potenciais pais (sim, a mãe era uma rameira), então temos que fazer 10 testes de ADN. Não há nenhum teste que nos vai indicar com toda a certeza que o pai nr. X é o pai certo. Apenas vai dispensar os que não o são. E por exclusão de partes vai ficar um pobre homem que terá que tomar conta do mafarrico.

Então sabendo que uma criança partilha 50% do ADN da mãe e 50% do ADN do pai, então se eu tiver um irmão, eu serei mais similar geneticamente ao meu irmão ou ao meu pai? Ou será o mesmo?

Se eu e o meu irmão fizermos o sexo com a mesma rapariga e mais tarde ela tiver um filho, como é que vamos ver se é meu filho ou meu sobrinho?

3 Comentarios:

Paula disse...

O pai está mais proximo do filho, do que o filho ao irmão. e acho tamb+em que no caso do filho de ambos os irmaos, entao o filho que tenha a geneticidade mais similar ao irmao correcto, sera seu filho.

nao sei se é assim tao simpels de responder

Renato disse...

Em relação à primeira pergunta, por causa da recombinação e da segregação aleatória dos cromossomas na formação dos gâmetas, dificilmente terás 2 espermatozóides exactamente iguais (no que diz respeito à informação genética que transportam), ou seja, dois irmãos não herdam exactamente a mesma informação genética do pai (ou da mãe!). Por isso és mais parecido com o teu pai do que com o teu irmão (a menos que sejam gémeos monozigóticos!).

Em relação à segunda pergunta, o teste pode ser ou não conclusivo na exclusão de um dos irmãos como pai da criança, irá também depender do grau de semelhança genética dos dois irmãos.

Isto não é bem um enigma, é mais uma pergunta de um exame de genética. LOL

johnnie walker disse...

Sem querer responder à pergunta...só queria perguntar-te (Renato) que quando eu clico no teu nome (que é uma hiperligação) eu vou ter a um perfil bloqueado.

Tu tens algum blog que a gente possa ver? Algo?