sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Equilíbrio, Espaços e Momentos...


cliquem para aumentar

Lembro-me de uma vez de entrar num bar na Alemanha, creio que em Munique, em que as cadeiras e mesas estavam coladas ao tecto. Não havia mais nada além do balcão no chão. De resto, tudo o que era acessório estava colado ao tecto. As pessoas estavam de pé enquanto bebiam e curtiam um som.

São espaços assim, diferentes, que nos marcam.
Os acessórios para um bar estavam lá todos. A maneira como o dono decidiu usá-los é que foi diferente e genial.

No fundo, a coisa mais difícil de conseguir na vida é a criação de algo diferente. Todos nós já estivemos em milhentos bares, mas temos apenas um ou outro tatuados no cérebro como algo de incrível e fascinante. E a razão prende-se a algo de diferente que nos captou nesse bar.

Agora apliquem esta fórmula ao que quiserem e garanto-vos que terão sucesso.
Se tiverem um projecto em mente, lembrem-se que o seu sucesso irá depender muito da ideia criativa que está por detrás. Se a ideia for banal, então tentem dar um twist.

É exactamente este ponto onde quero chegar. O twist de uma ideia simples.

Coloquem na cabeça o seguinte projecto: vender móveis.
O princípio será vender os móveis que estão na moda, os móveis mais comuns, mais banais, mais baratos ou caros (consoante a carteira), os móveis menos aberrantes, enfim, os móveis que todos nós identificamos à distância.

Pois o que Maria Bastos e Tatiana Aguirre fizeram foi pegar nesse conceito e dar-lhe um twist fenomenal. O twist neste projecto baseia-se na simples ideia de que "o cliente deve escolher para a sua casa, não aquilo que toda a gente tem ou que está porventura em voga, mas aquilo que necessita e que se adapta ao seu ambiente".

Assim nasceu Equilíbrio, Espaços e Momentos.

Um projecto inovador que nasceu na mente de duas decoradoras fenomenais. A genialidade de cada uma nasce de um longo percurso cheio de viagens pelo mundo fora, experiências de outras culturas e acima de tudo de uma forma de estar na vida absolutamente incríveis. Todas estas características aliadas a uma personalidade intelectualmente diversificada fazem com que tenhamos um projecto único nas mãos.

É como se Picasso e Mozart se unissem para decorarem a vossa casa. A arte e beleza estaria imprimida nas paredes em forma de som e cor. Equilíbrio, Espaços e Momentos é isso mesmo. Um local onde se pode ir buscar inspiração a uma fonte de criatividade que ajudará a criar um espaço para a vossa casa.

Digo-vos já que se precisam de um móvel para meter livros e tá andar, então vão ao IKEA. Lá, podem fazer como as outras centenas de zombies que por lá andam a deambular à procura de um candeeiro vermelho daqueles que se metem nas secretárias para estudar. Se precisam de algo que seja renovável, barato e acima de tudo com uma durabilidade de 3 a 5 anos, então IKEA é o local ideal. Não se fazem perguntas aí. Entra-se, compra-se e sai-se.

Agora se querem entrar num local e ver, calmamente, com cuidado o que é que necessitam para tornar o vosso espaço mais confortável, verem do que é que necessitam para criar o equilíbrio que tanto precisam para a vossa casa, então dirigem-se ao Edifício Plaza que fica na rotunda que está por trás do Centro Comercial Oita. Para os que não têm GPS e para não dizerem que eu privo as pessoas de irem ao encontro de um espaço de verdadeiro prazer decorativo, ofereço o mapa aqui em baixo.


cliquem para aumentar

Reparem que eu de decoração não percebo nada. Não consigo distinguir um sofá de um forno eléctrico. No entanto, o fascínio desta loja causou-me uma excelente impressão e é daquelas coisas que nos ficam tatuadas no cérebro. Por isso mesmo dediquei-lhe um longo espaço aqui neste nosso modesto blog. Acrescento também que não costumo enganar os clientes deste estaminé. Por isso recomendo a darem um salto a este espaço único em Aveiro. Garanto-vos duas coisas:

1. Não há outro espaço assim em Aveiro, onde podem ver, tocar, escutar, falar e discutir ideias que podem ir desde a mera decoração de um espaço a relatos fantásticos de experiências e vivências por esse mundo fora.

2. Não conseguem estar apenas 3 minutos dentro da loja. Garanto-vos que mal entram, não conseguem sair. Este fenómeno deve-se simplesmente ao facto do local em si atrair interesse e conseguir puxar por aquele lado curioso de todos nós. A partir do momento em que colocamos o pé dentro da loja, o nosso lado criativo impele-nos de ir à descoberta de mais. Eu, normalmente, consigo avaliar a qualidade de uma loja apenas pela sua montra. No caso que vos falo, a montra quase que vos obriga atravessar o vidro, tal é o entusiasmo que queremos abraçar aquele espaço.


cliquem para aumentar

Devo dizer que coloquei apenas duas imagens da loja porque não quero estragar as vossas expectativas. Colocar aqui fotos é algo que não faz justiça ao fascínio que aquele espaço vos vai despertar nas vossas mentes.

Mesmo assim, irão ver que esta loja não cai no mesmo ridículo de qualquer outra loja de móveis em que o tema do dia é empanturrar o espaço da loja com móveis de todos os tamanhos. Não importa que tipo de móveis, se são caros, bonitos, de pinho ou cartão. Importa é enfiar o máximo de móveis de tal modo que as pessoas quando entram têm que se desviar e virar o corpo, para não mandar abaixo um daqueles candeeiros de vidro em forma de flor.

Equilíbrio, Espaços e Momentos é o oposto (que é revolucionário) e mantém a ideia de que o essencial não é vender muitos móveis caros. O essencial é permitir que o cliente vá até à loja, veja e seja aconselhado sobre o que a sua casa necessita. Esta é a grande diferença que tornam Maria Bastos e Tatiana Aguirre pessoas únicas neste negócio. Elas até podem ajudar o cliente a escolher um móvel de outra loja, o importante para elas é o equilíbrio e prazer dos momentos que o cliente vai desfrutar do espaço em sua casa.

Agora se tem a sala cheia de móveis e os quartos cheios de trampa até cá acima, isso é mentalidade IKEA. O que é importante é o equilíbrio. E isso, como em tudo na vida, não se alcança com o slogan "mais é melhor". Atinge-se com "a harmonia é o melhor".

Para terminar (que já passam das 7h) termino a dizer que este espaço é de tal modo único na maneira como aborda uma ideia banal, que já se tornou notícia no jornal e tudo. Para saberem mais e lerem a brilhante notícia, cliquem na imagem para ampliar.


cliquem para aumentar

11 Comentarios:

Tiago disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Pikaxouriços disse...

Penso eu que a Srª D. Maria Bastos será a mãe de tão ilustre figura que é o autor deste blog.
Tou certo????

zezemamoilas disse...

A propósito da superficie comercial a que fazes tanta publicidade gostaria muito de a conhecer.
É que estou a necessitar de fazer algumas remodelações no barraco que habito e não tenho encontrado nada de jeito que se coadune com o meu gosto.
Pelas fotos que vi, talvez tenha algo que consiga dar aquele ar de modernidade que há tanto tempo procuro.

johnnie walker disse...

A Srª.D. Maria Bastos é apenas uma das criadoras do grandioso espaço que descrevi.

A relação de parentesco não pode discutida, uma vez que neste blog eu não uso o meu nome verdadeiro.

Assino todos os posts como: Johnnie Walker

Obrigado!

Pikaxouriços disse...

Eu não afirmei que seria tua mãe.
Apenas opinei,em virtude da publicidade que foi feita.
Também pode ser namorada, amante ou.....simplesmente amiga.Na verdade não sei....apenas são suposições que me permito fazer.E fi-las em função do que foi dito no post anterior pelo TIAGO.
Tá????......

johnnie walker disse...

Caro Pikaxouriços,

Não queria ser rude. A relação com a Srª.D. Maria Bastos não é importante.

Creio que o que é importante é a magnitude do espaço de criatividade e lazer.

Fico sempre grato por ter um comentário teu.

Cordialmente,

Johnnie Walker

Pikaxouriços disse...

Caro amigo;
Quanto à magnitude do espaço comercial que tu tanto apregoas,eu não posso emitir qualquer comentário,porque o não conheço.
Mas fazendo fé nas tuas eloquentes intervenções, estou certo que se trata de um espaço agradável,um espaço com fascínio,e equilibrio onde impera a harmonia e o bom gosto necessário e suficiente para revolucionar e despertar as mentes dos" consumistas IKEA".
Seria agrádavel poder um dia visitar tão interessante espaço comercial e estar lá, como dizes ,não apenas 3 minutos, mas sim três ou mais horas(depende da beleza das empregadas e patroas).
Xau.

Anónimo disse...

Não se zanguem por mim...
Adoro ser o "objecto" de qualquer discussão(?), por isso lutei tanto - sim, neste país, só guerreando se chega a algum lado?! - para construir o "Famoso" espaço que vos chamou a atenção!

Sou mãe, sim!

Visitem-me, será um enorme prazer receber-vos!!!

Pikaxouriços disse...

Parabéns minha Senhora, por duas razões;
1ª- Por ser mãe de tao ilustre blogista,
2ª- Por ser uma decoradora fenomenal, de acordo com o que li no blog e que acredito piamente que assim seja.

PARABÉNS E MUITO SUCESSO.

johnnie walker disse...

Bom, eu aprovei um comentário anónimo.

Não sei se foi a SrªD. Tatiana Aguirre ou a SrªD. Maria Bastos que o escreveu.

No entanto, para saberem quem é quem...recomendo que passem pela loja e descubram.

Muito sucesso são também os meus votos!

Pikaxouriços disse...

Sr, Jonnie Walker.

Pretendendo seguir o seu conselho à risca, garanto-lhe que a primeira coisa que farei quando tiver algum tempo livre(o que é muito raro), visitarei esse espaço comercial, e óbviamente que não saírei de lá com as mãos abanar(a fazer fé nas fotos que vi).

Xau
Até mais logo.