sábado, 6 de março de 2010

E o Oscar vai....



Eu erro sempre nestas coisas, um pouco porque digo sempre o que gostaria de ver ganhar, em vez de dizer o que "provavelmente" irá ganhar "devido a lobbies escuros e sujos em Hollywood".

Por isso vou fazer a distinção e separar justo e político. O justo representa o nomeado que eu acredito que na minha modesta opinião deveria ganhar e o político representa o nomeado que apenas ganhou devido à mão malandra dos lobbies que acima referi.

Vou apenas fazer referência às seguintes categorias: Melhor actor, actriz, actor secundário, actriz secundária, realizador, animação e Melhor Filme.

Melhor Filme:
Justo >> Esta categoria é a mais difícil para mim. Hurt Locker (impressionante e inesperadamente fantástico), Up in the Air, District 9 e Inglorious Basterds são quatro grandes filmes mas imensamente diferentes uns dos outros. É difícil para mim eleger um porque são todos fantásticos. Adorava ver qualquer um a ganhar o Oscar...
Político >> Hurt Locker ou Avatar. Embora aqui Hurt Locker seja um justo vencedor se ganhar. Tarantino lá se vai ter que contentar com o Oscar de melhor argumento original e District 9 com argumento adaptado...Up in the Air vai ficar nas nuvens, a não ser que o tema da crise se abata também sob Hollywood...

Melhor Actor [secundário]:
Justo >> Jeff Bridges [Christoph Waltz]
Político >> Embora o oscar vá para Jeff Bridges, e Colin Firth foi apenas o segundo panasca no cinema mais recente, não me surpreenderia ver Morgan Freeman a ganhar o Oscar por interpretar o símbolo que é Nelson Mandela. Em relação ao actor secundário, embora me pareça difícil Christoph Waltz não ganhar, pode ser que o oscar seja roubado por Woody Harrelson...mas é muito difícil.

Melhor Actriz [secundária]:
Justo >> Gabourey Sidibe está fantástica [Mo'nique]
Político >> Sandra Bullock ou Gabourey Sidibe (esperança para todas as gordinhas que aspiram a ser actrizes cheias de glamour - e o factor negro também conta). Para secundário será Mo'nique embora Penélope Cruz, Vera Farmig e Maggie Gyllenhaal tenham iguais hipóteses de ganhar.

Melhor Realizador:
Justo >> Adorava ver Tarantino subir o palco e receber a estatueta. Seria ver a repetição do que aconteceu com Martin Scorsece há 2 anos atrás: receber o Oscar não pelo filme em questão, mas pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos. Reparem que Tarantino consegue, devido aos seus extraordinários filmes, fazer renascer uma estrela ou criar uma estrela. Assim o fez com John Travolta e Samuel L. Jackson. Assim o voltou a fazer este ano com o desconhecido austríaco Christoph Waltz. Com uma mente cheia de sabedoria de bom cinema e com um toque de Midas para com quem trabalha com ele, ele merece já uma estatueta...
Político >> Kathryn Bigelow é a grande favorita (primeira mulher a ganhar) por The Hurt Locker, no entanto James Cameron também tem hipoteses, como é óbvio, devido ao seu grande e planeado filme - Avatar.

Vamos ver quem ganha esta gaita então...

PS: Avatar é voto seguro em qualquer trampa...

1 Comentarios:

Renato disse...

Já tava a axar estranho chegarmos à véspera e ainda não teres um post dos óscares!