quarta-feira, 24 de março de 2010

A foto mais antiga do mundo...

Por falar em fotos.
Coloco aqui a foto a primeira foto a ser tirada na História da Humanidade...
Com quase 200 anos de existência (1826), esta foto foi tirada e desenvolvida pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Ele chamou a este processo de "heliografia" e demorou mais de 8 horas para ser concluído.



O primeiro registo de uma realidade que antes nunca tinha sido capturada. Até aquele ponto, nunca o Homem podia mostrar aos outros o que realmente via pelos seus próprios olhos. Pinturas e representações não ilustram a pureza de uma foto. Poder ter um instante do mundo nas nossas mãos é algo de notável. A verdade é que subestimamos o poder de uma foto. Para mim, uma imagem vale realmente mais do que mil palavras. Vale muito mais do que um filme.

Uma foto é um instante que foi capturado em menos de 1 segundo. É a tatuagem da realidade na qual estávamos inseridos quando tiramos a foto. Numa foto há espaço para interpretações. E essa é a beleza. Podemos tentar imaginar o que teria acontecido antes e depois da foto.

Acima de tudo, uma foto é um registo. É uma nota no nosso calendário da vida. É um instante que será recordado para sempre, na mais perfeita resolução e brilho..

0 Comentarios: