sábado, 6 de março de 2010

Oscars politiquices e merdas assim para o estranho que só me fazem cada vez mais duvidar do autêntico valor intrínseco das películas que vejo...catano



Amanhã, domingo 7 de Março, serão entregues os Oscars ao que melhor se tem feito em Hollywood no último ano. Para mim, já me cansei de ver a politiquice a meterem-se no meio de coisas boas.

Exemplos?

Bom, posso dar-vos um exemplo que ocorreu no ano passado. Para melhor actor estavam nomeados, entre outros, Mickey Rourke e Sean Penn. Um desempenhava o papel de uma envelhecida estrela de Wrestler e outro desempenhava o papel de um homossexual que lutava pelos direitos de igualdade dos homossexuais. Quem é que acham que ganhou o Oscar?

Antes de responder a esta pergunta, tomem nota de duas coisas. A primeira refere-se ao facto de Mickey Rourke (o Wrestler envelhecido) ganhou todos os prémios (Golden Globes, BAFTA, etc) de melhor actor por interpretar aquele papel enquanto que Sean Penn (o homossexual) chupava no dedo...

hm...

A segunda coisa é que em Hollywood existem muiiiiiitos rabetas, por isso mesmo, pode dizer-se que existe um lobby de rabetas sem prisão de ventre.

Agora adivinhem quem ganhou o Oscar para melhor actor no ano passado:
1. Wrestler?
2. Homossexual?

Pois é. As "politiquices" determinaram que o Oscar fosse para aquele actor, independente de quem tivesse interpretado o papel, que fez de homossexual a reeividicar pelos direitos dos homossexuais. Não estou a dizer que não é merecido, mas o verdadeiro "come-back" de Mickey Rourke fez com que ele tivesse sido a pessoa indicada para desempenhar o papel de wrestler acabado à procura de mais um momento "in the spot light".

Por isso digo-vos que vejo com alegria a transmissão (pelos velhos tempos), mas o glamour de outras cerimónias, com Billy Christal, já se perderam. Os dias de hoje é tudo contado, é tudo mais comercial, mais rápido. Já não dá para saborear a cerimónia. Porque hoje existe cabo, dvds, internet, youtube, facebook, etc...e por isso é importante manter o espectador agarrado à cerimónia.

Este ano, para me irritar mais, a Academia de filmes decidiu mudar a categoria de melhor filme. Em vez de 5 filmes nomeados, existem agora 10 filmes nomeados para melhor filme do ano. As razões são simples e mostram mais uma vez o dedinho do marketing e lobby. Agora existem 9 filmes que poderão ter na capa: "Nomeado para melhor filme". Só por isto.
Marketing business...

É por estas e por outras que cada vez mais perco a fé no cinema...


0 Comentarios: