sábado, 31 de julho de 2010

O que foi Inception...



Não vou estar aqui com spoilers nem a dizer como é que acaba o filme (morrem todos no fim com febre tifóide), mas uma coisa posso dizer: é fantástico. Consegue entreter o público e ser ao mesmo tempo intelectualmente estimulante. E isso é difícil hoje em dia. Mas felizmente existem uma mão cheia de realizadores que ainda conseguem isso, lá para os lados de Hollywood. No meio de tanta trampa e de tanto remake, Inception cai do céu como chuva no deserto. Vocês irão sair do cinema com tantas interpretações que será impossível calarem o vosso cérebro...

Vou-vos falar na mente por trás de Inception: Christopher Nolan. Este homem é o HOMEM do momento em Hollywood. O argumento e realização de Inception vieram da mente deste inglês. Basta ver o currículo de Nolan para perceber que é difícil sair desiludido do cinema com um dos seus filmes. Começando em 2000, ele tem na bagagem filmes como Memento, The Prestige, Dark Knight e Inception. Todos eles, de uma escala de 0 a 10, ultrapassam o 8,5 . E para adicionar ainda mais brilhantismo, todos eles têm a mente de Nolan na elaboração do argumento. Ou seja, ele não só realiza filmes impecáveis, como também cria as suas histórias. Depois tem sempre um elenco de ases na interpretação desde Sir Michael Caine, Morgan Freeman, Leonardo di Caprio, Hugh Jackman e Heath Ledger.


Christopher Nolan

O único problema com tanta qualidade é que o nível de exigência estará sempre alto e quanto mais alto se voa, maior será a queda. Nolan tem que ter bastante atenção na elaboração dos próximos filmes, principalmente Batman 3, porque as expectativas são altíssimas.

Por falar em Batman, esse grande clássico Dark Knight deve ser um dos melhores filmes que por aí andam. A única coisa que eu acho que estragou foi exactamente ser sobre o Batman. Se o argumento e história se mantivessem e substituíssem Batman por um detective normal sem super-heroísmo, então estaríamos perante um filme que se tornaria num clássico instantâneo.

Por isso, para aquelas pessoas que ainda não foram ver Inception, não percam tempo. A única coisa que falhou, foi eu ter elevado demasiado a fasquia sobre este filme. Embora seja um fantástico filme, eu esperava algo divino. Erro meu. Mas também contribuiu o excesso de hype que existe sobre o filme...

...mas mesmo assim irá rebentar com as vossas cabeças...


0 Comentarios: