terça-feira, 12 de outubro de 2010

O primeiro passo...



Cá está.

A empresa farmacêutica Geron Corporation inscreveu hoje o seu primeiro paciente nos novos testes clínicos para o tratamento de lesões na espinal medula através do uso de células embrionárias estaminais. A primeira fase deste estudo (Phase I) servirá apenas para testar as células estaminais usadas no tratamento clínico em termos de segurança e tolerância para o paciente. Apenas serão usados pacientes que sofreram a lesão recentemente (14 dias máximo).

O presidente da Geron, Dr. Orkahma, diz que este é um marco histórico no tratamento clínico com células estaminais.

Lesões na espinal medula levam à perda de mobilidade motora, perda de sensibilidade e perda de controlo intestinal e da bexiga. Este tratamento estaminal pode vir a ser a resposta para os vários milhares de pessoas que estão presas a uma cadeira de rodas ou a uma cama para o resto das suas vidas.

As células estaminais prometem muito, mas ainda penso que a cura/tratamento definitivo para lesões na coluna vertebral passará por um cocktail de diferentes tratamentos e também muito pela reabilitação...

A esperança é sempre a última coisa a desaparecer....

...e a Humanidade já esteve mais longe...

2 Comentarios:

Pikaxouriços disse...

olá!
Só hoje tive oportunidade de dar uma vista de olhos por este blog, que às vezes me parece mais um pasquim de rua, mas, que me dá um certo gozo ler....... tem piada....
Falando agora de avanços médicos...sabia que especialistas do instituto da Califórnia e Arizona juntaram-se para programar e construir dois robots de milionésimos de milimetros de tamanho. Estes nanorobots com inúmeras extremidades, conseguem realizar tarefas complexas á escala microscópica, mexendo e girando sobre si mesmos.Conseguem executar trabalhos concretos,reagem ao meio ambiente,auto-reparam-se,tomam decisões,manipulam os genes,constroem material orgânico e reparam tecidos vivos.
No futuro, esta nova tecnologia vai permitir,por exemplo,combater um tumor desde o seu núcleo. Como? Sendo programado para identificar,perseguir e destruir todas as celulas cancerígenas que for encontrando ao longo do interior do organismo.
E esta...ha????

johnnie walker disse...

Eu acho que a Ciência é a resposta para tudo. Mas atenção que é necessário ter cuidado com estes avanços. Os mesmos robots usados na cura de doenças podem também ser os seus transmissores.

Acho que a Ética é uma ferramenta importante quando estamos a lidar com situações nunca antes vistas. A clonagem, terapia genética, nanotecnologia, células estaminais abrem as portas a um mundo desconhecido que temos que entrar com precaução.

Mas a notícia que o caro Pikaxouriços colocou aqui é bastante agradável.

Um abraço!